Direto ao Ponto
Principais tendências para o mercado de Seguro de Crédito
Blockchain
Esta tecnologia já está invadindo o mercado de seguros, e vem sendo utilizada para dar mais transparência e credibilidade aos contratos, além de reduzir custos, pois, em tese, com a ocorrência do sinistro, o seguro é automaticamente acionado, sem necessidade de intervenção humana.
Seguros “on demand”
Contratação de seguro de forma específica e para uma determinada situação pontual e limitada, com a possibilidade de “utilizá-lo” quando quiser.
Insurtechs
Startups que se valem de tecnologia de ponta e um novo conceito de seguro, estão remodelando este tradicional setor.
Securitização no mercado de seguro
Está em discussão uma nova forma de rentabilizar o setor de seguro com a emissão de títulos lastreados em recebíveis dos segurados. Apesar de ainda não existir no Brasil, há um forte movimento junto à CVM/SUSEP para viabilizar esta nova espécie de produto do mercado financeiro.
Sinistro envolvendo crimes cibernéticos
Com o aumento da IOT (internet das coisas), dependência das corporações com relação aos sistemas operacionais e, a recente promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP), tem sido cada vez mais importante a proteção contra crimes cibernéticos, o que tornou este nicho um dos principais destaques nas seguradoras.